Sou aluno do Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro. A criação deste blog tem como principal objectivo, o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens, trabalhos realizados e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Organização Desenvolvimento Desportivo (ODD) e Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) dadas pelo nosso Prof. Francisco Teixeira Homem. Nesta perspectiva este blog é portanto também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicações e apontamentos que possa de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Planeamento

O Planeamento é um instrumento da gestão e ao mesmo tempo, um instrumento do desenvolvimento. Sem planemamento não existe gestão e sem esta também não existe desenvolvimento.

Projecto

Trata - se de uma combinação entre um conjunto de tarefas e de recursos coordenados entre si, no espaço e no tempo, tendo sempre em conta a obtenção de um determinado objectivo.

O Projecto caracteriza - se por:

  • ser temporário;
  • ter um início e um fim bem definidos;
  • obedecer normalmente a um plano.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Plano

O plano tem em vista idealizar um futuro. Uma vez identificada a situação é possível determinar até que ponto a podemos atingir para que de seguida se possa iniciar o processo de planeamento.
O plano organiza todo o processo de planeamento. É no plano que são indicadas as grandes questões relativas ao planeamento: de vocação; de missão; de objectivos; de estratégias; de politicas.
Ao plano está imanente a ideia de realização das tarefas seguintes: 



  • O plano apresenta objectivos e as vias da sua realização;
  • O plano comporta decisões;
  • O plano determina meios e operações metodológicos correspondentes aos aspectos anteriores;
  • O plano visa modificação, estabilização ou reestruturação de relações, sendo, assim, sempre um instrumento de acção.
  • O plano servirá de guião, de orientação e suporte para o planeamento.